Artigo:
       Home         |    Agenda 
 

     Serviços









Hiperplasia Benigna da Próstata

     A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz que faz parte do aparelho reprodutor masculino. A glândula é constituída por dois lobos, ou áreas, cercados por uma camada exterior de tecido (a cápsula). A próstata localiza-se adiante do reto, um pouco abaixo da bexiga, onde a urina é armazenada. A próstata também circunda a uretra, o canal por onde é expelida a urina.

     A Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) sintomática é um problemaJahr der Vorsorge - Prostatakrebs freqüente nos homens com mais de 50 anos de idade. O que provoca a HBP, ainda não foi completamente determinado. È aceito que a HBP ocorre, sobretudo em homens mais velhos e que não se desenvolve em homens cujos testículos tenham sido removidos antes da puberdade. Por este motivo, alguns investigadores acreditam que os fatores relacionados com o envelhecimento e com alterações hormonais possam lavar ao desenvolvimento da HBP.
     A HBP pode causar sintomas do aparelho urinário baixo (LUTS), relacionados com a obstrução da uretra e com alterações funcionais da bexiga. Estes sintomas, como o aumento da freqüência urinária (em especial durante a noite), urgência, incontinência, gotejo terminal, hesitação e intermitência, condicionam a atividade diária e o padrão de sono, alterando drasticamente a qualidade de vida destes doentes.

     A incidência de HBP aumenta com a idade. A HBP sintomática afeta aproximadamente 25% dos homens com idade superior a 40 anos e um em cada três homens com mais de 65 anos. Embora a cirurgia constitua uma opção terapêutica curativa para a HBP, muitos pacientes beneficiam-se de uma terapêutica farmacológica, que pode retardar ou mesmo evitar a necessidade de uma intervenção cirúrgica. De modo geral, na atualidade: homens com sintomas leves a moderados tem como opção terapêutica a simples observação cuidadosa ou tratamento medicamentoso, homens com sintomas graves ou com complicações da HBP (retenção urinária, infecção, hematúria, insuficiência renal) devem ser submetidos à intervenção cirúrgica. A Ressecção Transuretral da Próstata (RTUP) ainda permanece como a técnica "standard", ou procedimento padrão, na melhora dos sintomas obstrutivos que satisfaz a 75% dos operados.


Desenho esquemático de uma cirurgia para tratamento de HBP 

 

Voltar
   
UROPASSOFUNDO 2010 © |Todos os direitos Reservados |        Powered By Partners Solutions & Technologys